Quando tudo se desfaz

Vivemos tempos difíceis, diz-nos Pema Chodron.

Pressentimos a possibilidade de que venham a piorar. Ciente do pessimismo que nos paralisa, mas convicta de que é possível libertarmo-nos dele, a mais conhecida monja budista americana transmite neste livro os ensinamentos que décadas de estudo e meditação lhe trouxeram. São ideias simples, herdadas do Budismo Tibetano e aplicadas ao caos do nosso quotidiano. Ajudam-nos a encarar os nossos medos e a viver um presente escorregadio da única maneira possível: com o coração aberto a uma realidade tantas vezes povoada de ansiedades, ressentimentos e depressão. Ao promover o encontro com a nossa verdadeira natureza, a autora ajuda-nos a descobrir o “coração nobre” – um espaço longe da agitação do dia-a-dia onde nos podemos refugiar e sentir a alegria fundamental de estarmos vivos “quando tudo se desfaz”.

É sem sombra de dúvidas um contributo muito válido para a nossa saúde mental e consequentemente, para a nossa saúde em geral.

Fonte de informação: Chodron, Pema (1997). Quando tudo se desfaz. Lua de Papel

Rita Rosado nasceu em 1974 no Barreiro apesar de viver actualmente numa aldeia do Concelho de Tomar com a sua família. Licenciou-se em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa em 1997, é membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com a cédula profissional nº 007261 e concluiu o Mestrado em Ciências da Educação – Formação de Adultos em 2007, pela mesma Universidade. Fez formação em Psicoterapia durante 2 anos, na Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica e exerceu esta actividade entre 1998 e 2005. Actualmente trabalha na área de Orientação Profissional e concilia esta atividade com a formação amadora na área musical. O seu interesse pela problemática da prevenção do cancro aprofundou-se após a experiência que vivenciou enquanto familiar de doentes de cancro. A sua abordagem perante a prevenção dos estados de doença tem por base uma visão holística dos seres humanos enquanto seres com uma dimensão física, emocional e até espiritual ou existencial com necessidade de cuidados ao nível de todas estas facetas.     Rita Rosado was born in Barreiro in 1974 but now lives in a small village near the city of Tomar (Central Portugal). Rita studied Clinical Psychology at Psychology and Educational Sciences College at Lisbon University and got her degree on 1997. She also got a Master degree in Educational Sciences – Adults Education, at the same College, ended in 2007. Rita had 2 years training in Psychoterapy at Portuguese Clinical Psychology Society and worked as a Psychoterapist between 1998 and 2005. At the moment she works has a Career Counselling and spends also some time learning music. Rita´s interest in cancer prevention grows when she had to face this problem in her family. Her vision about health prevention is: “We should see human beings in their multiple dimensions, physical, emotional and spiritual or existential and realize the need to care for all these dimensions”.