Dandasana: postura sentada revela assimetrias do corpo

Share on Facebook90Share on Google+0Tweet about this on Twitter

Dandasana é uma postura sentada que permite corrigir assimetrias do corpo. O professor de yoga pode através desta postura perceber o alinhamento dos ombros, o apoio dos glúteos no chão e o alinhamento da anca, pernas, joelhos e pés.

Dandasana é uma postura simples na sua execução. Permite o fortalecimento dos músculos da zona lombar, abdómen e também dos músculos da pélvis. O fortalecimento destes músculos melhora, de uma forma geral, a postura física de uma pessoa, e permite a construção de uma base sólida para o alinhamento saudável da coluna e respetivos músculos. Por sua vez, esta base sólida contribui também para o alinhamento de todas as bandas musculares envolvidas na construção da postura e na sua manutenção.

Verifica-se também o alargamento do peito e da zona dorsal, não apenas pelo estiramento de toda a coluna, mas porque nesta posição a caixa torácica tende a incrementar o volume de ar ingerido.

Melhorar a postura significa que, se pode evitar o excesso de estiramento ou de sobrecarga de qualquer grupo muscular e contribuir para a estabilidade e conforto da coluna e do corpo em geral e nas mais diversas atividades diárias.

Sabemos que os hábitos posturais incorretos, podem levar a sérios problemas nas costas, incluindo cifoses, lordoses, escolioses, tensão muscular e mesmo hérnia discal.

Antes da prática desta postura, devem ser praticadas posturas prévias de aquecimento, de flexibilização e de fortalecimento dos conjuntos musculares que são trabalhados quando se realiza esta asana (postura).Dandasana

Resumindo, como benefícios destacam-se:

  • Fortelecimento dos músculos das costas e da região abdominal;
  • Alongamento dos ombros e do peito;
  • Melhoria da postura física em geral;
  • Incrementação da capacidade respiratória.

Há contraindicações e precauções, tais como:

  • lesão nos pulsos;
  • lesão na zona lombar;
  • debilidade muscular nas costas.

Para um aluno principiante no yoga existem variantes desta postura, permitindo a execução e compreensão dos benefícios da sua prática. Para mais esclarecimentos de como praticar yoga de uma forma correta procure um professor certificado.

Referencias: Manual Curso de Professores de Hatha Yoga Ed. Vidya-Academia de Yoga do Porto, 2010. “El libro del yoga”, Swami Visnhu Devananda, Alianza Editorial, S. A., 2001; “Yoga y Medicina”, Dr. Timothy McCall, Paidotribo; 1º edição (January 1, 2009). Crédito da imagem: www.BANDHAYOGA.com

Alexandra Pereira

Sobre Alexandra Pereira

Alexandra Pereira é professora de yoga certificada pela Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda (AIPYS). Acredita que a prática de yoga pode oferecer uma melhoria da condição física, mental e psicológica do praticante.