Cancro do Colon: detetar o mais cedo possível

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter

O carcinoma colorretal, mais conhecido como cancro do colon, é a segunda causa de morte, por cancro, em Portugal, entre homens e mulheres, e prevê-se que venha a causar cerca de 3941 mortes durante 2015.

A deteção precoce permite, não só a sua prevenção, como também tornar o seu tratamento mais fácil; quando o diagnóstico é feito numa fase inicial, tem maior probabilidade de ser bem-sucedido. Por isso, é aconselhável realizar um exame de rotina a partir dos 50 anos de idade, a faixa etária com maior risco.

Se detetado e tratado numa fase inicial, a sobrevivência é maior. Quando o tumor está apenas localizado no colon a sobrevivência em 5 anos é de 90%. Atualmente, sabe-se que só 40% dos casos de cancro do colon são diagnosticados nas fases iniciais.

Mais vidas podem ser salvas se estivermos informados e compreendermos os riscos deste carcinoma. É necessário aumentar o rastreio a toda a população que se aproxima dos 50 anos. E é, também necessário tomar a atitude mais correta: adotar um estilo de vida saudável!

CCR2015

Pode encontrar informação mais completa sobre as estimativas do cancro em Portugal acedendo ao Globocan 2012.

Fontes de informação: http://www.cancer.org/

Sobre Stop Cancer Portugal

Estar informado sobre como prevenir o cancro é o primeiro passo para garantir uma vida plena de saúde. Está pronto para começar? Concentre-se na prevenção, é saúde a longo prazo.