Seja curioso, dificuldade em engolir ou má digestão permanente

A disfagia, dificuldade em engolir é uma situação pouco frequente, verificando-se com mais regularidade nos idosos. Esta situação pode acontecer para alimentos sólidos, para alimentos líquidos ou mesmo para os dois tipos de alimentos.

Embora muitas vezes negligenciada por quem a sente, este problema apresenta sempre uma causa. Não sendo considerada uma doença, mas um sinal de mau funcionamento do esófago, a disfagia pode ter como causas distúrbios de ordem neurológica, psicológica, mecânica ou decorrentes do normal envelhecimento do individuo.

Descobrir a causa da disfagia é fundamental uma vez que esta pode apresentar-se como um sinal de uma doença grave. A forma mais eficaz de se fazer o diagnóstico consiste na história clínica, observação da orofaringe ou efetuar uma endoscopia digestiva alta.

A escolha do tratamento varia de acordo com a causa, podendo ser necessário o tratamento com medicação, nomeadamente com antibióticos, antifúngicos ou através de uma cirurgia. Nas situações em que a disfagia não é tratada podem-se desenvolver outros problemas tais como desidratação, desnutrição e variados problemas respiratórios.

Um problema mais comum é a má digestão, esta pode também acontecer em qualquer indivíduo, nas mais variadas idades, sendo as causas mais frequentes as relacionadas com a alimentação.

Uma má combinação dos alimentos numa refeição ou o excesso de comida podem provocar alterações na digestão, no entanto, se o problema permanecer por mais de duas semanas é importante recorrer ao médico para pesquisar as suas as causas. Estas podem ser de natureza variada, desde uma pequena inflamação gástrica até ao aparecimento de um tumor gástrico.

O tratamento também varia de acordo com o diagnóstico podendo passar por alterações na alimentação, por medicação ou cirurgia.

Uma boa opção consiste em adquirir hábitos de vida saudáveis, como fazer uma alimentação adequada à idade, praticar exercício físico com regularidade, não fumar ou frequentar locais poluídos e não ingerir bebidas alcoólicas em excesso.

Referencias: Phipps; Long; Woods & Cassmeyer. (2009). Enfermagem Médico-cirurgica. Conceitos e prática clínica. Lusodidacta. 8ª edição. ;Harrison. (2013). Medicina Interna. McGraw Hill. 18ª edição.
Fonte da imagem:http://www.huffingtonpost.com/2013/11/16/foods-bad-for-digestion_n_4219416.html

Ana Paula Figueiredo

Ana Paula Figueiredo é licenciada em Enfermagem e especialista em Saúde Mental e Psiquiatria pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Mestre em Educação na área de especialização em Educação para a Saúde pela Universidade do Minho. Atualmente exerce a sua atividade profissional na á (...)