O Yoga no Cancro

Share on Facebook663Share on Google+0Tweet about this on Twitter

Parece haver benefícios da prática do yoga em doentes oncológicos segundo indicam alguns estudos recentemente publicados.

Para avaliar os benefícios do yoga no cancro, estes estudos incluem sempre dois grupos: um que pratica yoga e o outro que não pratica, e que se encontram com o mesmo tipo de cancro, no mesmo grau de desenvolvimento, e também são avaliados durante o mesmo espaço de tempo e sujeitos ao mesmo tipo de tratamento (radioterapia, quimioterapia, ou terapia hormonal).

Segundo os estudos disponíveis, parece ser possível através da prática regular de yoga reduzir ou eliminar alguns dos efeitos colaterais dos tratamentos de cancro: dor de cabeça e enxaqueca, enjoos, qualidade do sono, variações de humor, stress, angústia, ansiedade, depressão, confusão mental, cansaço físico e mental, entre outros.

A nível físico são evidentes os benefícios: alinhamento postural, recuperação dos movimentos do tecido cicatrizado e músculos envolventes, melhoria do equilíbrio, melhoria da atividade circulatória, da flexibilidade, da tonicidade muscular e também da performance física, contribuindo de forma significativa para o bem-estar físico, social e emocional.

A prática do yoga perante uma patologia grave ou crónica, deve ser sempre feita através de posturas suaves, ou através do yoga restaurativo. Conta com a ajuda de suportes como mantas, cintos, blocos ou almofadas, para ajudar e apoiar na prática do yoga. Podem ser realizadas mesmo por pacientes com limitações funcionais. Estas posturas suaves, coadjuvadas com uma respiração calma e profunda, com técnicas de relaxamento (yoga nidra) e meditação, conduzem a um excelente estado de bem-estar e de saúde em geral.

Referências: Bower, J. E., Garet, D., Sternlieb, B., Ganz, P. A., Irwin, M. R., Olmstead, R., & Greendale, G. (2012). Yoga for persistent fatigue in breast cancer survivors. Cancer118(15), 3766-3775.; Chandwani, K. D., Perkins, G., Nagendra, H. R., Raghuram, N. V., Spelman, A., Nagarathna, R., … & Cohen, L. (2014). Randomized, Controlled Trial of Yoga in Women With Breast Cancer Undergoing Radiotherapy. Journal of Clinical Oncology32(10), 1058-1065.; http://www.cancer.org/treatment/treatmentsandsideeffects/complementaryandalternativemedicine/mindbodyandspirit/yoga
Fonte de imagem: http://yogarestaurativa.blogspot.pt/

 

Alexandra Pereira

Sobre Alexandra Pereira

Alexandra Pereira é professora de yoga certificada pela Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda (AIPYS). Acredita que a prática de yoga pode oferecer uma melhoria da condição física, mental e psicológica do praticante.