O que é o yoga?

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter

yogaNova colaboração de Alexandra Pereira, professora de yoga, certificada pela “Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda” (Espanha 2000)

Existem muitas teorias e ideias pré-concebidas sobre o que é o yoga e quais os seus benefícios. Espero que a minha colaboração frequente neste espaço ajude a clarificar essas dúvidas.

O que é o yoga? Como funciona? Porque deve ser praticado? Eis algumas respostas:

O yoga deve e pode ser praticado por todos, independentemente da idade, ou da condição física. Embora deva ser praticado em grupo, é uma prática individual, ou seja, cada individuo apenas deve fazer o que o seu corpo lhe permite. A prática do yoga pressupõe antes de tudo o respeito e aceitação daquilo que se é.

O yoga aumenta a flexibilidade. Na prática do yoga o aluno sente que os músculos se alongam e o corpo torna-se mais flexível e sem tensões. Um bom exemplo é: a dor de costas pode ser devido à rigidez dos músculos isquiotibiais (localizam-se na parte posterior das coxas), o que provoca a ausência de curvatura ao longo da coluna vertebral, sobretudo na zona lombar.

O yoga fortalece os músculos. A prática de asanas (posturas) fortalece-se os músculos, equilibrando-se tonicidade e flexibilidade. Também melhora o equilíbrio; é incrementado não só pela prática de posturas de equilíbrio e desenvolve também a concentração. Quando se trabalha a lateralidade do corpo, estimula-se o equilíbrio.

O yoga reforça o sistema imunitário. Um estudo realizado pelos pesquisadores Kabat-Zinn e Richard Davidson, com um grupo de trabalhadores, verificou haver um maior nível de anticorpos contra o vírus da gripe no grupo que praticava yoga e meditação, que no grupo de controlo.

O yoga melhora a função pulmonar. Está provado que a prática do yoga permite melhorar a capacidade vital na função respiratória (o volume de ar que se consegue respirar), o que explica o sucesso das técnicas respiratórias do yoga em doentes asmáticos.

O yoga ajuda a respirar mais lenta e profundamente. Quanto mais lenta é a respiração mais se acalma o sistema nervoso. Em 1998, foi publicado na revista The Lancet, um estudo sobre doentes com problemas respiratórios por doença cardíaca congestiva (êxtase pulmonar). Utilizando a técnica de respiração completa, transporta-se mais oxigénio aos alvéolos, contribuindo para uma melhoria significativa da capacidade respiratória.

Saiba como pode o yoga ajudá-lo a encontrar bem-estar.

Referências: Livro, “Yoga y Medicina”, Dr. Timothy McCall, Paidotribo; 1º edição (January 1, 2009). “El libro del yoga”, Swami Visnhu Devananda, Alianza Editorial, S. A., 2001

Alexandra Pereira

Sobre Alexandra Pereira

Alexandra Pereira é professora de yoga certificada pela Asociación Internacional de Profesores de Yoga Sananda (AIPYS). Acredita que a prática de yoga pode oferecer uma melhoria da condição física, mental e psicológica do praticante.