Dia Mundial da Alimentação 2013: sistemas alimentares sustentáveis, pessoas saudáveis

Compreender os problemas que nos são comuns e encontrar soluções para acabar com a fome no mundo é a intenção da FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, no Dia Mundial da Alimentação.

– Uma em cada quatro crianças no mundo com menos de cinco anos tem raquitismo. Isto significa que 165 milhões de crianças estão tão desnutridas que nunca atingirão o seu pleno potencial físico e cognitivo.

– Cerca de 2 biliões de pessoas no mundo têm falta de vitaminas e minerais que são essenciais para uma boa saúde.

– Aproximadamente 1, 4 biliões de pessoas sofrem de excesso de peso. Destes, cerca de um terço são obesos e estão expostos à doença coronária, diabetes e outros problemas de saúde.

Precisamos ponderar sobre os números, reconsiderar sobre a dinâmica atual dos sistemas alimentares que devem tornar-se sustentáveis. Porque a saúde das pessoas depende de um sistema alimentar saudável.

Vídeo promocial da FAO sobre a temática deste ano

Margarida Vieira

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)