Bife & Limão: uma dupla eficaz

bifeO que faz uma rodela de limão no prato, quando fazemos um pedido de bife grelhado no restaurante? Simples decoração?

Não são todos os restaurantes que servem o bife acompanhado de uma rodela de limão e provavelmente em casa nem nos lembramos de cortar o limão para o espremer por cima do bife acabado de grelhar. Mas devíamos ter esse cuidado.

Há uma razão, muito nutricional, para que as proteínas animais como a carne ou o peixe se façam acompanhar de uma rodela de limão. Passo a explicar: o limão é um poço de vitamina C e uma simples rodela (cerca de 28 gramas) contém nada mais do que 21,6 mg desta vitamina (as necessidades diárias de vitamina C são: 75 mg para a mulher e 90 mg para o homem). O bife, carne vermelha, contém apreciáveis quantidades de ferro. É uma mina deste metal, na sua forma nutricional mais importante: o ferro hémico.

Uma das causas da falta de ferro, em muitas pessoas, é ele não ser absorvido de forma eficaz para a corrente sanguínea. O défice de ferro causa anemia  (diminuição de glóbulos vermelhos). É um problema muito comum que interfere com o bem-estar físico e mental. As pessoas com anemia apresentam sintomas como a fadiga e a fraqueza, desenvolvendo infeções com mais frequência. O ferro é um nutriente indispensável para a formação da hemoglobina do sangue e contribui para a síntese do ADN.

Para que possamos usufruir de todo o ferro que um bife transporta,  é necessário que ele fique biodisponível e, para isso, precisamos da vitamina C. Esta vitamina e este mineral, quando estão juntos, são captados numa quantidade muito maior do que quando ingeridos separadamente, entreajudando-se um ao outro na respetiva captação que ocorre ao nível dos intestinos.

Combinar estes alimentos, de forma a aceder a todos os seus nutrientes e para que possam ser captados com mais eficácia pelo organismo, é também uma boa forma de praticar a alimentação saudável, prevenindo as anemias por carência de ferro que podem estar envolvidas em outras doenças crónicas.

Já sabe, quando pedir bife exija que o seu pedido inclua a rodela de limão!  E faça o mesmo em casa.

Fontes de informação: Ferreira, F. A. Gonçalves (1983).  Nutrição  humana.  Lisboa,  Fundação  Calouste  Gulbenkian.

Reedição do texto publicado a 27.08.2010: http://stopcancerportugal.com/2010/08/27/bife-limao-uma-dupla-eficaz/

Margarida Vieira

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)