Bife & Limão: uma dupla eficaz

Share on Facebook188Share on Google+0Tweet about this on Twitter

bifeO que faz uma rodela de limão no prato, quando fazemos um pedido de bife grelhado no restaurante? Simples decoração?

Não são todos os restaurantes que servem o bife acompanhado de uma rodela de limão e provavelmente em casa nem nos lembramos de cortar o limão para o espremer por cima do bife acabado de grelhar. Mas devíamos ter esse cuidado.

Há uma razão, muito nutricional, para que as proteínas animais como a carne ou o peixe se façam acompanhar de uma rodela de limão. Passo a explicar: o limão é um poço de vitamina C e uma simples rodela (cerca de 28 gramas) contém nada mais do que 21,6 mg desta vitamina (as necessidades diárias de vitamina C são: 75 mg para a mulher e 90 mg para o homem). O bife, carne vermelha, contém apreciáveis quantidades de ferro. É uma mina deste metal, na sua forma nutricional mais importante: o ferro hémico.

Uma das causas da falta de ferro, em muitas pessoas, é ele não ser absorvido de forma eficaz para a corrente sanguínea. O défice de ferro causa anemia  (diminuição de glóbulos vermelhos). É um problema muito comum que interfere com o bem-estar físico e mental. As pessoas com anemia apresentam sintomas como a fadiga e a fraqueza, desenvolvendo infeções com mais frequência. O ferro é um nutriente indispensável para a formação da hemoglobina do sangue e contribui para a síntese do ADN.

Para que possamos usufruir de todo o ferro que um bife transporta,  é necessário que ele fique biodisponível e, para isso, precisamos da vitamina C. Esta vitamina e este mineral, quando estão juntos, são captados numa quantidade muito maior do que quando ingeridos separadamente, entreajudando-se um ao outro na respetiva captação que ocorre ao nível dos intestinos.

Combinar estes alimentos, de forma a aceder a todos os seus nutrientes e para que possam ser captados com mais eficácia pelo organismo, é também uma boa forma de praticar a alimentação saudável, prevenindo as anemias por carência de ferro que podem estar envolvidas em outras doenças crónicas.

Já sabe, quando pedir bife exija que o seu pedido inclua a rodela de limão!  E faça o mesmo em casa.

Fontes de informação: Ferreira, F. A. Gonçalves (1983).  Nutrição  humana.  Lisboa,  Fundação  Calouste  Gulbenkian.

Reedição do texto publicado a 27.08.2010: http://stopcancerportugal.com/2010/08/27/bife-limao-uma-dupla-eficaz/

Margarida Vieira

Sobre Margarida Vieira

Margarida Vieira é nutricionista e doutoranda em Estudos da Criança, na Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação estão centrados na promoção e comunicação para a saúde e na prevenção do cancro. Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal - adotar um estilo de vida saudável.