Aprender a surfar

Share on Facebook38Share on Google+0Tweet about this on Twitter0

Aprender_surfar_2013O seu filho já lhe pediu pela quinquagésima vez para o deixar ir aprender surf?

Pense se não será a altura certa para o deixar experimentar.

Hoje em dia, o surf é um desporto de alta competição, que tem ganho cada vez mais espaço no panorama português, quer por ser local de uma das etapas do Circuito Mundial de Surf, em Peniche, quer por permitir eventos de ondas gigantes como recentemente vimos na Nazaré.

A prática de um desporto permite colher muitos benefícios para o crescimento e desenvolvimento saudável dos adolescentes. Ao mesmo tempo prepara-os para serem responsáveis.

A prática de um desporto de competição tem regras que passam por ter horas para dormir e ter que cumprir hábitos alimentares saudáveis, adequados a momentos distintos – treino e competição.

Os adolescentes gostam de desafios, de estar na “onda” e têm grande atração pelo que está a dar. E o surf está a dar!

Por vezes, há algum receio por parte dos pais em deixar os filhos seguirem o desporto que gostam. Esse receio é suscitado por dúvidas, pelo desconhecimento que levanta a prática de determinados desportos. O surf passou a ser conhecido há apenas algumas décadas no nosso País.

Numa escola de surf o seu filho aprende a lidar com o mar e aprende muitas outras coisas, fundamentais para o seu futuro.

Mas a aprendizagem do surf, a sua prática, pode também ser excelente para a manutenção da forma física à medida que os anos vão passando.

Já entrou nos 40? Não pense que não vai a tempo para umas aulas de surf, sobretudo depois de um dia de trabalho. O exercício físico moderado e regular, liberta tensões, tonifica o corpo e contribui para gastar calorias. Há sempre mais vantagens em fazer exercício físico do que em não fazer rigorosamente nada.

Se sempre sentiu vontade em surfar umas ondas, não deixe para o ano, procure uma escola certificada pela Federação Portuguesa de Surf e inscreva-se. Ou então junte o útil ao agradável e inscreva a família toda.

Fontes de Informação: GUIMARÃES, Rui Luís Marques Enes. Estilo de vida, saúde e Surf-Análise do contributo do Surf para o estilo de vida dos seus praticantes. 2012.

Versão editada do texto publicado a 15.06.2010 em:http://stopcancerportugal.com/2010/06/15/aprender-a-surfar/

Margarida Vieira

Sobre Margarida Vieira

Margarida Vieira é nutricionista e doutorada em Estudos da Criança na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação estão centrados na promoção e comunicação para a saúde e na prevenção do cancro. Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal - adotar um estilo de vida saudável.