A força da Natureza: tornar ao ponto de partida

força da naturezaDepois de uma pausa, «a força da natureza» torna ao ponto de partida. Volta a publicar, quinzenalmente, artigos dedicados a outros alimentos que até agora ainda não constituíram alvo de pesquisa científica organizada.

Esta rubrica tem o objetivo de proporcionar informação atualizada, com suporte científico, para que conheça, sob uma perspetiva diferente, novas facetas da qualidade nutricional dos alimentos, individualmente ou em combinação entre si.

Cada alimento apresenta uma composição nutricional única, tal como se tratasse de uma impressão digital. Quando se combinam vários alimentos, há diferentes nutrientes e diferentes substâncias fitoquímicas que são disponibilizados, dando acesso a uma grande diversidade nutricional.

Só uma alimentação variada pode permitir, ao organismo, assegurar as suas múltiplas tarefas e fortalecer as defesas naturais, tão importantes para a prevenção das doenças. Só precisamos de incluir, correctamente, os alimentos na nossa alimentação diária, para usufruir das suas “forças” naturais.

Lembre-se: o melhor complexo de vitaminas está na natureza! Passe uma vista de olhos por alguns alimentos típicos do mês de maio: as ervilhas, os rabanetes e a alcachofra.

Margarida Vieira

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)