Cultivar cenouras agora, ganhar proteção depois

Share on Facebook14Share on Google+0Tweet about this on Twitter0

O verão já vai a meio, com o mês de julho a terminar, mas ainda tem a possibilidade de aproveitar para cultivar alguns alimentos característicos desta época, as cenouras.

As cenouras são raízes e têm uma forma fusiforme, grossa e carnuda, de cor normalmente alaranjada e de sabor adocicado. No entanto, este legume apresenta, por vezes, uma grande diversidade ao nível da forma, do comprimento e da cor, do qual proveem diferentes cultivares ou variedades.

Embora seja um hortícola consumido o ano inteiro, uma das variedades de cenoura que deve ser cultivada entre os meses de Julho e Agosto é a variedade Nantes. É uma espécie que se desenvolve favoravelmente num clima temperado marítimo, como é o nosso.

Tudo preparado?

Quer aprender a cultivar cenouras?

O cultivo da cenoura faz-se assim:

– Fertilize a terra. Aplique num metro quadrado de terra ou num conjunto de vasos com as mesmas dimensões, esta combinação fertilizante: 12 g de Azoto, 3 a 7 g de fósforo (P2O5), 20 a 40 g de potássio (K2O), 7 a 10 g de óxido de cálcio (CaO), e 2 g de óxido de magnésio (MgO);

– Coloque duas sementes por vaso a uma distância de 20 a 25 cm entre si e a 4 cm de profundidade na terra;

– A temperatura ótima para a germinação das sementes é entre os 16 e os 18 °C;

– Efetue uma rega constante, mas não em excesso, para não prejudicar a cultura. Utilize um regador e visualize se a terra se apresenta muito seca e quando mostrar saturação em escoar a água, não regue mais. Não é por acaso que as cenouras bem regadas, apresentam-se mais lisas e com maior qualidade do que aquelas que foram sujeitas a stress hídrico, ou seja, a planta é incapaz de absorver água suficiente para substituir a perda de água por transpiração;

– A colheita desta variedade de cenoura dá-se normalmente 3 a 4 meses após cultivo. Em meados de Novembro, a sua colheita estará disponível. Os melhores indicadores para efetuar a colheita são quando detetar que as cenouras estão firmes, com o tamanho e cor comum, através das fendas da terra.

Cultivar cenouras, colher saúde

Após os cuidados a ter para o cultivo da variedade Nantes, saiba que a cor laranja característica da cenoura é devida ao seu elevado teor em carotenos (o β-caroteno e o α-caroteno), precursores da vitamina A. Mas a riqueza em vitaminas da cenoura é completada pela presença da vitamina B2, a riboflavina, e da vitamina C.

O consumo regular de cenoura pode ser bastante eficaz no combate a certas doenças como na anemia e em algumas avitaminoses e tem efeitos benéficos na saúde da visão e da pele, por exemplo conferindo alguma proteção contra a ação dos raios ultravioleta, ajudando a pele a proteger-se das agressões climáticas e do aparecimento das rugas. Protetora ou bronzeadora? As duas! São as vantagens de comer cenoura.

Aproveite o verão cultivando agora as suas cenouras para depois se deliciar a come-las, cruas ou cozinhadas.

Referências: Alberto Gardé, Nydia Gardé. Culturas Hortícolas Nova Colecção Técnica Agrária. Vol. I. Lisboa: Clássica Editora, 1988.; Almeida, Domingos. Manual de Culturas Hortícolas. Vol. II. Lisboa: Editoral Presença, 2006.;D I S Q U A L – M A N U A L   D E   B O A S   P R Á T I C A S – C E N O U R A. Disponível em: http://www2.esb.ucp.pt/twt/disqual/pdfs/disqual_cenoura.pdf 

Catarina Santos

Sobre Catarina Santos

Catarina Santos é licenciada em Dietética pela Escola Superior de Saúde de Leiria. Interessa-se pela área das Tecnologias de Produção Animal e Vegetal e pela Nutrição.