Beterraba: nua e crua.
Nua e crua é como deve comer a beterraba: depois de bem lavada e descascada, a beterraba está pronta para fornecer vários nutrientes.
Os principais nutrientes da beterraba são o folato, o manganésio, o potássio, as fibras e pequenas quantidades de vitamina C, magnésio e ferro.
Além destes nutrientes, também encontrados noutros legumes, a beterraba tem uma particularidade e que a distingue: contém um grupo único de pigmentos azotados solúveis, responsáveis pela sua cor vermelha intensa, as betalaínas.
Na beterraba, e no que respeita às betalaínas, a mais abundante é a betacianina-betanina, denominada simplesmente por betanina e com excelentes concentrações entre os 300 a 600 mg/kg.
Pelo que os estudos evidenciam, as betalaínas são compostos fitoquímicos que revelam uma potente atividade antioxidante, classificando a beterraba como um dos 10 vegetais com maior poder de proteção contra os radicais livres e de combate ao stress oxidativo, mecanismo este identificado por promover a inflamação e a carcinogénese.
Depois de mais de quinze anos de investigação com o grupo das betalaínas, há estudos que apontam para os seus efeitos benéficos no cancro do pulmão.
Recentemente, um estudo publicado no British Journal of Nutrition verificou que o sumo de beterraba pode baixar a pressão arterial, contribuindo para a prevenção e tratamento da hipertensão, um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Escolha beterrabas frescas, jovens e pequenas, com um tamanho semelhante ao de uma bola de golfe, de pele firme e cor vermelha escura.
Experimente uma combinação de beterraba, cenoura, pepino e pimento. Todos estes legumes crus, ralados ou em fatias muito finas, temperados com azeite, sumo de limão e salsa picada. É deliciosa e é uma entrada famosa da gastronomia francesa. Mais simples do que isto, em sumo.
Beterraba, mais uma cor nas saladas! - Stop Cancer Portugal
17, Abril, 2014 @ 17:25
[…] nas vantagens nutricionais que a beterraba pode trazer à sua saúde, saiba que, esta planta tem como principais nutrientes o folato, o manganésio, o potássio, fibras e pequenas quantidades de v… Perante tudo isto, não haverá agora dúvidas sobre as vantagens desta nova cultura na sua horta […]