Cebola: a Senhora dos Anéis

cebolaQuando o corte é delicado e rigoroso surgem múltiplos anéis concêntricos e translúcidos que libertam compostos de enxofre capazes de pôr qualquer um de nós a chorar e com os olhos a arder.

A cebola é a senhora dos anéis e os poderes que eles encerram não são míticos, sendo bem diferentes dos anéis da história contada por Tolkien.

Particularmente rica em vitamina C, fornece ainda pequenas quantidades de outros micronutrientes: vitamina B6, ácido fólico, manganésio e fibra dietética. Mas, é a composição abundante em substâncias fitoquímicas que a torna, em termos nutricionais, muito interessante.

A cebola possui pelo menos 3 classes ou grupos de fitoquímicos identificados e com efeitos benéficos comprovados na prevenção de doenças, quando consumida frequentemente.

Em primeiro lugar temos o grupo dos flavonóides, dos quais se destacam a quercetina e o kaempferol; nas variedades de cebola vermelha, encontram-se também presentes as antocianidinas. Estes compostos estão reconhecidos cientificamente como estando envolvidos na função da imunidade, na expressão de genes, na função hepática, na atividade enzimática, na agregação plaquetária e no metabolismo do colesterol. Os efeitos esperados têm como objetivo a redução do risco das doenças coronária e vascular, neuro degenerativa e alguns tipos de cancro: colo-retal, estômago e esófago.

Em segundo lugar temos o grupo dos frutanos ou fruto-oligossacarídeos (FOS). Têm um papel fundamental na saúde do colon, através da prevenção da obstipação, na redução de metabolitos tóxicos, de enzimas e bactérias prejudiciais ao bom funcionamento dos intestinos. Têm uma ação protetora a nível hepático e na redução da pressão arterial e do colesterol sérico.

O terceiro grupo é constituído pelos tiosulfinatos e cepenos, compostos organosulfurados que se formam quando a cebola é cortada e se rompem as paredes das camadas concêntricas. Estas substâncias conseguem inibir a agregação plaquetária, reduzindo os processos envolvidos na trombose.

Estes são os poderes da senhora dos anéis e todos eles podem ser seus! Para isso, basta escolher 10 anéis (cerca de 60 gramas de cebola) e colocá-los diariamente ao seu serviço. A cebola está em todas as receitas, a escolha é sua.

Referências: Gibson  G  1998.  Dietary  modulation  of  the  human  gut  microflora  using prebiotics. British Journal of Nutrition 80(2): S209-S212; Griffiths G, Trueman L, Crowther T, Thomas B, Smith B. Onions–a global benefit to health. Phytother Res. 2002 Nov;16(7):603-15

Margarida Vieira

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)