Coentros: fusão de aroma e nutrição

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter

CoentrosOs coentros fazem parte da extensa família de ervas aromáticas.
Em Portugal, a finalidade em cultivar coentros prende-se exclusivamente no interesse pelas suas folhas que dão aroma, sabor e cor, sendo utilizadas em diversas preparações culinárias típicas do sul do País.

É uma espécie anual com um ciclo cultural de 3 a 4 meses. É uma cultura de climas temperados a temperado-quentes, adaptando-se a diversas condições ambientais. A temperatura ótima ao seu desenvolvimento está entre os 7 e os 27ºC.
Por isso, esta é uma boa altura para os cultivar. Assim, estarão mesmo à mão para experimentar a cozinhar pelo menos dois pratos bem portugueses, a açorda de coentros e a carne de porco à alentejana. Os coentros podem ser ainda utilizados para temperar saladas e pratos de peixe grelhado. Além da gastronomia mediterrânea, o coentro está muito presente na cozinha indiana e tailandesa.

Prepare tudo para, até ao mês de julho, os coentros ficarem disponíveis nos seus vasos ou no metro quadrado de terra e o mais perto possível da sua cozinha.

Esta cultura aromática produz folhas verdes escuras, limpas, dispostas em roseta e pode apresentar uma altura de 30 a 50 cm.
Registe a informação necessária para que seja simples e fácil de usufruir em pouco tempo de coentros plantados e cuidados por si:

  • Instale por sementeira direta;
  • Antes de iniciar a sementeira, limpe a terra de ervas daninhas;
  • As sementes possuem uma germinação lenta, normalmente ocorrem em 1 a 2 semanas, e estas devem ser colocadas a 5 a 10 mm de profundidade no vaso ou no metro quadrado de terra selecionado;
  • A uma distância de 10 a 20 cm, coloque em vaso ou numa porção de metro quadrado um total de 6 sementes. O número de sementes é ajustável conforme a preferência do utilizador;Sementeira de coentros
  • Regue todas as manhãs os futuros coentros plantados depois de fazer uma apalpação da terra. Se a terra estiver seca, regue até notar que a água demora a filtrar. À medida que a cultura se desenvolve verificar-se-á um aumento na quantidade de água a aplicar. Deve ter o cuidado de não regar por cima da planta, à luz solar, não adquira um tom amarelo mas sim verde escuro.

Os coentros são especialmente ricos em vitamina A, B1, B2 e C e em compostos fitoquímicos. Assim, a adição de coentros em alguns pratos pode torná-los ainda mais ricos nutricionalmente, revelando-se benéfica para a saúde como indicam alguns estudos científicos, nomeadamente na prevenção de alguns tipos de cancro e de doenças cardiovasculares, entre outras doenças crónicas.

O modo de cultivo simples dos coentros somado às suas propriedades nutricionais é um incentivo para ter na sua horta biológica. Não deixe escapar a oportunidade de fundir bem-estar com saúde.

Referências: Alberto Gardé, Nydia Gardé. Culturas Hortícolas Nova Colecção Técnica Agrária. Vol. I. Lisboa: Clássica Editora, 1988.;Almeida, Domingos. Manual de Culturas Hortícolas. Vol. II. Lisboa: Editoral Presença, 2006.; Gray AM, Flatt PR. Insulin-releasing and insulin-like activity of the traditional anti-diabetic plant Coriandrum sativum (coriander). Br J Nutr. 1999 Mar;81(3):203-9.; http://www.ispub.com/journal/the-internet-journal-of-nutrition-and-wellness/volume-7-number-1/spices-in-cancer-prevention-an-overview.html

Catarina Santos

Sobre Catarina Santos

Catarina Santos é licenciada em Dietética pela Escola Superior de Saúde de Leiria. Interessa-se pela área das Tecnologias de Produção Animal e Vegetal e pela Nutrição.