Estratégia inovadora para acelerar a descoberta de novos medicamentos anti-cancro

Jay Bradner é médico e investigador em Harvard. O seu trabalho incide na procura de novas abordagens para tratar o cancro e atualmente dedica-se à reprogramação das células com comportamento cancerígeno. Propõe, como estratégia inovadora, o acesso livre e a partilha de novas moléculas pela comunidade científica de forma a acelerar a produção de novos medicamentos anti-cancro que escasseiam. Este investigador acredita que este tipo de divulgação, sendo com transparência e honestidade, poderá permitir alcançar o que todos queremos: combater o cancro eficazmente.

Assista ao vídeo para compreender a experiência social, científica e inovadora a que o investigador se refere, demostrando-a com a molécula JQ1, uma recente descoberta sua.

Margarida Vieira

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)