Os Dez mandamentos de Mourinho

jose_mourinho
10 Mandamentos

Recentemente foi notícia na televisão e em jornais as regras que o treinador Mourinho dá aos seus jogadores. Não se ouviram críticas do lado dos médicos ou de outros especialistas, nomeadamente, da nutrição. Há coisas que a lista não contempla e que se subentendem como outros hábitos menos saudáveis, fumar, por exemplo.

Mas o que me intriga é o facto de as ditas regras terem feito correr tanta tinta nos media e isto sem razão de maior dado que nelas não se encontra nada de inesperado, senão vejamos:

  1. Rotina nas horas de levantar e deitar
  2. Dormir de oito a dez horas
  3. Cear duas horas antes de deitar
  4. Fazer um jantar ligeiro
  5. Beber leite, comer sardinhas e frutos secos
  6. Proibição absoluta de álcool, doces e gorduras
  7. Não deitar com sede ou fome
  8. Não ver televisão ou ouvir rádio no quarto
  9. Uma sesta antes dos jogos
  10. Sesta que não deve ter mais que meia hora

É claro que basta escrever Mourinho e o sucesso é garantido para os media, mas seria bom atendermos à essência do que se escreve. Associar Mourinho a Deus ou fazer testemunho das suas estratégias? Ao invés de se estar a criticar um líder poder-se-ia aproveitar para sessões de esclarecimento acerca destes hábitos.

A notícia rola à volta da obrigação de seguir as regras mas a verdade é que são conselhos que todos deveríamos seguir no nosso dia-a-dia pois elas são promotoras de hábitos de vida saudável!

Cristina Antunes

Maria Cristina Antunes é licenciada em Professores do Ensino Básico na variante de Educação Física (ESE-IPG), mestre em Ciências da Educação na especialidade de Administração e Organização Escolar (FEP-UCP) e doutoranda em Estudos da Criança na especialidade Organização da Educação (...)