E agora?

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter

universidadeCom a chegada do mês de Setembro reinicia mais um ano escolar. É tempo de fazer contas às calorias extra que se ganhou ao longo das férias, da não rotina da prática desportiva e da ausência de horários.

Sem demagogia ou fundamentalismos detenho a atenção naqueles alunos que terminaram o secundário e, para muitos, a prática desportiva.

E isto porque vivemos num país que se pode regozijar com a valorização e promoção da prática desportiva e estilos de vida saudável patente num currículo nacional.

E agora? Terminou esse percurso que se pautou pela igualdade/equidade em todo o território mas, e agora?

Haverá os que seguem o caminho académico, haverá os que se ficam por aqui. Mas quais as ofertas em termos de prática desportiva, de actividade física?

Para os que pretendem a continuação de estudos não há que enganar. Existe uma alternativa ou por via do desporto universitário, ou por via de actividades da associação de estudantes, ou mesmo através de acordos com ginásios/clubes.

Mas… e os que não seguem?

Que alternativas existem para eles? Há que explorar, indagar, procurar!

Os parques municipais têm actividades para todos, as juntas de freguesia organizam diversas actividades desportivas e, em alguns bairros, os moradores juntam-se e fazem uma actividade semanal e uma caminhada diária.

Vá, pergunte. Não se fique pelo encolher de ombros, não se queixe, procure e encontrará alguma coisa para fazer e, quem sabe, novas Amizades!

Cristina Antunes

Sobre Cristina Antunes

Cristina Antunes é licenciada em Professores do Ensino Básico na variante de Educação Física (ESE-IPG) e mestre em Ciências da Educação na especialidade de Administração e Organização Escolar (FEP-UCP). Exerce docência de educação física no 2º ciclo numa escola de Lisboa. Colaborou no Stop Cancer Portugal até janeiro de 2014.