Tudo começa na essência do nosso ser

Share on Facebook5Share on Google+0Tweet about this on Twitter0

Cristina Antunes é professora de Educação Física e enviou-nos este texto.

Sob a égide do tema “A actividade física promotora de saúde e de desenvolvimento pessoal e social” decorreu o VII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga.

A divulgação do seminário apontou como principal objectivo a promoção de uma reflexão aprofundada entre as relações teóricas e práticas nas áreas da Actividade Física e Saúde e da Educação Física, Desporto e Lazer.

As diversas apresentações e comunicações convocaram à reflexão numerosos temas que tinham em comum a preocupação com a educação integral.

Sem querer menosprezar nenhuma das abordagens trazidas à reflexão detenho-me – hoje – numa vertente que me despertou particular interesse, o papel preventivo nas e das práticas.

A apresentação de uma comunicação que relacionou a aula de educação física com o bullying despertou em mim sentimentos contraditórios. Claro que concordo que a planificação deva conter situações que promovam o sentido ético-social como medida preventiva de comportamentos desvio.

A questão que me inquietou foi verificar que há necessidade de convocar a questão dos valores para o “preto no branco” das práticas. Dei pois por mim a reflectir …

E tudo começa na essência do nosso ser.

A promoção da saúde enquanto factor de desenvolvimento pessoal e social é determinante num estilo de vida saudável. Saudável antes de mais connosco próprios para, então, contagiarmos os ambientes da nossa vida.

Fica um vídeo para reflexão.

Cristina Antunes

Sobre Cristina Antunes

Cristina Antunes é licenciada em Professores do Ensino Básico na variante de Educação Física (ESE-IPG) e mestre em Ciências da Educação na especialidade de Administração e Organização Escolar (FEP-UCP). Exerce docência de educação física no 2º ciclo numa escola de Lisboa. Colaborou no Stop Cancer Portugal até janeiro de 2014.