Tudo começa na essência do nosso ser

Cristina Antunes é professora de Educação Física e enviou-nos este texto.

Sob a égide do tema “A actividade física promotora de saúde e de desenvolvimento pessoal e social” decorreu o VII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga.

A divulgação do seminário apontou como principal objectivo a promoção de uma reflexão aprofundada entre as relações teóricas e práticas nas áreas da Actividade Física e Saúde e da Educação Física, Desporto e Lazer.

As diversas apresentações e comunicações convocaram à reflexão numerosos temas que tinham em comum a preocupação com a educação integral.

Sem querer menosprezar nenhuma das abordagens trazidas à reflexão detenho-me – hoje – numa vertente que me despertou particular interesse, o papel preventivo nas e das práticas.

A apresentação de uma comunicação que relacionou a aula de educação física com o bullying despertou em mim sentimentos contraditórios. Claro que concordo que a planificação deva conter situações que promovam o sentido ético-social como medida preventiva de comportamentos desvio.

A questão que me inquietou foi verificar que há necessidade de convocar a questão dos valores para o “preto no branco” das práticas. Dei pois por mim a reflectir …

E tudo começa na essência do nosso ser.

A promoção da saúde enquanto factor de desenvolvimento pessoal e social é determinante num estilo de vida saudável. Saudável antes de mais connosco próprios para, então, contagiarmos os ambientes da nossa vida.

Fica um vídeo para reflexão.

Cristina Antunes

Maria Cristina Antunes é licenciada em Professores do Ensino Básico na variante de Educação Física (ESE-IPG), mestre em Ciências da Educação na especialidade de Administração e Organização Escolar (FEP-UCP) e doutoranda em Estudos da Criança na especialidade Organização da Educação (...)