Parar de fumar: Mude de refrão!

Em Maio passado, o Instituto Nacional de Prevenção e Educação para a Saúde francês criou uma animação para encorajar todos os fumadores que estão a parar de fumar.

Dito isto, qualquer um de nós pensaria que o vídeo abordaria as vantagens em deixar de fumar, mas desengane-se! Na realidade a equipa desse Instituto reuniu, numa vertente mais cómica, os principais medos dos fumadores para não iniciar ou abandonar o tratamento de desabituação tabágica. Entre os possíveis medos e receios encontramos o medo de engordar, de se isolar para fugir às tentações, da irritabilidade, da mudança de hábitos diários. É certo que o vídeo eleva esses medos e receios ao extremo, mas se tal não acontecesse não teria piada. O vídeo está legendado em francês e mais abaixo segue-se uma tradução livre do texto.

Tal como a equipa refere “Estamos sempre a ouvir o mesmo refrão quando você quer parar de fumar



Quando você parar de fumar, evite pesar-se
E coma salada, mesmo ao pequeno-almoço

Quando você parar de fumar, diga adeus ao café
E até mesmo o chá, você nunca sabe

Quando você parar de fumar, despeça-se das saídas à noite
Mesmo no seu aniversário.

Quando você parar de fumar, faça exercício físico
De sol a sol, sem nunca parar.

Quando você parar de fumar
Quando você parar de fumar

Voz do final:
Estamos sempre a ouvir o mesmo refrão quando você quer parar de fumar.
Para ser bem aconselhado, ligue para o Serviço de Informação do Tabaco 39 89.”
Caso o leitor viva em território Francês o número ainda está activo.

Já os leitores em território Português podem sempre contactar uma das Consultas de Cessação Tabágica espalhadas pelo país.

Miguel Oliveira

Miguel Oliveira, natural de Braga, licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Calouste Gulbenkian – Universidade do Minho (2007), com passagem por Itália na área oncológica ao abrigo do programa de intercâmbio Europeu ERASMUS. Formador com CAP (2008), Pós-Graduado em Neuro (...)