“Sensação de Viver” em tamanho XS

coca-colaAo longo do ano tem sido muito divulgado que o xarope mais famoso do mundo celebrou 125 anos. Sim, a Coca-Cola, irresistível para uma grande maioria.

Mas a melhor notícia, no meu ponto de vista, ficou por dar.

Foi lançada uma mini-lata de 150 ml no mercado, para já ainda só disponível nas grandes superfícies. A diferença tem vantagens em relação à lata normal de 330 ml. São menos 180 ml de xarope, o que corresponde a menos açúcar, menos calorias (menos 75), mas, aquela “sensação de viver”, continua.

Será que isto é um sinal de que Atlanta, sede da Coca-Cola Company, despertou para as novas necessidades dos consumidores do Século XXI?

Quando se lê a “2020 Vision”, tudo indica que a reformulação da missão, visão e valores da Companhia parece apontar para esse caminho.

Nos anos 80, quando se ouvia o inconfundível glissando, a técnica do escorregar do dedo pelas teclas de um piano de forma suave, mas contínua, corria-se para assistir ao videoclip desta bebida e bloqueava-se na frente do ecrã: o anúncio tinha começado! Penso que marcou pelo menos uma geração.
Mas, a verdade seja dita, ao longo de todo o anúncio, era evidente a associação do consumo desta bebida ao exercício físico. A mensagem, simples, tinha implícito que para beber tinha rigorosamente que se mexer: todos os figurantes dançavam, sem excepção, de todas as idades, e todos mexiam o corpo. A bebida sugeria a relação da música com o ritmo, da vida activa com a boa disposição. E todos queremos aquelas sensações, mas alegria implica, regra geral, actividade.

Reveja e observe o videoclip:

Portanto, para um uso correcto, como xarope que é, tem regras:

  • Antes de o tomar certifique-se que vai praticar a actividade suficiente para gastar todas as calorias que são transportadas para dentro do seu corpo;
  • Sinta a emoção, mas opte por exemplo por uma mini-lata;
  • Não deve ser bebido em vez de água, leite ou outras bebidas ricas em nutrientes indispensáveis;
  • Não se esqueça que há efeitos indesejáveis. Se o beber todos os dias ou com bastante frequência pode haver um aumento rápido do peso;
  • Não se recomenda o seu uso a quem não tenha uma alimentação saudável, não pratique desporto ou faça algum tipo de exercício físico, e/ou não tenha o peso entre os limites considerados normais;
  • Se tomar “acidentalmente” grandes quantidades, contacte imediatamente o nutricionista e procure o Health Club mais próximo.

Boas férias, que é como quem diz, alegres e activas.

Margarida Vieira

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)