“Quarteto fantástico”

4

4 alimentos muito comuns: batata, couve, azeite e alho!

Com uma biologia individual muito própria, ao que corresponde uma composição nutricional única, como de uma impressão digital se tratasse, cada um per si transporta diferentes nutrientes essenciais e diferentes substâncias fitoquímicas, permitindo ao organismo assegurar as suas múltiplas tarefas e a fortalecer as defesas naturais, tão importante para a promoção da saúde.

E quando combinamos os 4? A resposta é um quarteto fantástico!

Conjugar este quarteto implica e possibilita ao organismo coordenar maiores quantidades, diversidade e disponibilidade de vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos.
Cria-se o que se chama de “sinergia nutricional”, um conceito recente e em desenvolvimento no estudo das ciências da nutrição.

Em conjunto, este quarteto combina as capacidades extraordinárias de cada um, o que proporciona, em simultâneo, vários mecanismos com efeitos protectores, comprovados cientificamente, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas.

Aqui já se escreveu sobre a batata, na rubrica “A Lógica da Batata”, e sobre o azeite, “ Um fio de ouro líquido” . A couve, já referida em “ O legume da minha vida”, e as qualidades terapêuticas do alho, em “Dois dentes de alho: do mais simples ao mais complicado”, foram também temas tratados neste espaço. Se voltar a lê-los pode juntar as informações destes 4 alimentos. De origem exclusivamente vegetal, facilmente se compreenderá como é fundamental incluí-los regularmente na alimentação. Todos juntos têm ainda mais força!

O que pode cozinhar combinando a batata à couve, com azeite e alho? Tanta coisa! E o sabor é garantido do princípio ao fim.

Pode começar por fazer uma sopa bem tradicional, o caldo verde. Mas este quarteto também pode acompanhar outros alimentos, como é exemplo o peixe, que trás ainda mais nutrientes essenciais, como são as proteínas ricas em ácidos gordos essenciais.

Mas não se preocupe tanto em procurar fazer receitas saudáveis, procure sim escolher alimentos saudáveis de qualidade – frescos e seguros, variando muito. Isso sim!

Qualquer receita é saudável se os seus ingredientes o forem; e são eles que trazem benefícios reais e segundo esta ordem: saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Referências bibliográficas: Jacobs DR Jr, Gross MD, Tapsell LC. Food synergy: an operational concept for
understanding nutrition. Am J Clin Nutr. 2009 May;89(5):1543S-1548S.;Jacobs DR Jr, Tapsell LC. Food, not nutrients, is the fundamental unit in nutrition. Nutr Rev. 2007 Oct;65(10):439-50.

Margarida Vieira

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)