Uma escolha natural para um sorriso saudável

sorriso saudavelO leite, o queijo e o iogurte são alimentos transversais ao nosso quotidiano e a maior parte das pessoas reconhece os seus benefícios para alcançar um estilo de vida saudável, contribuindo para uma saúde em pleno.

Em 2008 o Journal of Periodontology publicou um estudo que acrescenta mais um benefício, afirmando que consumir regularmente iogurte e outros alimentos ricos em ácido láctico, como o queijo e o leite, pode ajudar a promover a saúde oral. Estes alimentos têm um efeito preventivo na Doença Periodontal ou Periodontite, uma das causas da perda de dentes nos adultos, sendo uma das doenças inflamatórias das gengivas mais frequente nos homens.

A saúde dos dentes está directamente relacionada com o nosso bem-estar físico e social sendo, acima de tudo, importantíssima para a nossa saúde global, porque as bactérias responsáveis pela periodontite podem migrar para outras zonas do corpo prejudicando outros órgãos, como é o caso do coração.

Para além de lavar os dentes diariamente, ainda pode contribuir de forma a manter ou ainda a melhorar a sua saúde oral, consumindo alimentos ricos em ácido láctico todos os dias.

Aproveite os lacticínios, aliando saúde (não esquecendo a saúde oral) ao aspecto prático do quotidiano.

Referência Bibliográfica: Shimazaki Y, Shirota T, Uchida K, Yonemoto K, Kiyohara Y, Iida M, Saito T, Yamashita Y. Intake of dairy products and periodontal disease: the Hisayama Study. J Periodontol. 2008; 79:131-7.

Susana Arranhado

Susana Arranhado, natural de Lisboa, Licenciada em Ciências da Nutrição, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. Mestranda em Cuidados Paliativos, pela Faculdade de Medicina do Porto. Frequentou o curso Teórico-Prático de Gastroenterologia e o Curso Prático de Neonatolgia (...)