Dia Mundial da Saúde 2011

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter

Dia Mundial da Saúde 2011

Amanhã, dia 7 de Abril, assinala-se o Dia Mundial da Saúde.

Este ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) lança uma campanha global para que se tomem medidas no que respeita à utilização adequada e criteriosa do uso de antibióticos.

No sentido de evitar “a resistência antimicrobiana e a sua disseminação global”, o tema de sensibilização para este ano, a OMS faz um apelo a todos os decisores e gestores políticos, profissionais de saúde e doentes, farmacêuticos e distribuidoras farmacêuticas e, claro, a própria industria farmacêutica, a “pensar, agir e assumir a responsabilidade no combate à resistência dos antibióticos”.

A resistência antimicrobiana é a resistência de um microrganismo a um medicamento antimicrobiano, ao qual deveria ser sensível. Os organismos resistentes, como é o caso de algumas bactérias, de vírus e de alguns parasitas, são capazes de suportar o ataque dos medicamentos utilizados para os matar, tais como os antibióticos, os antivirais e os anti-maláricos, de modo que os tratamentos considerados tratamentos de eleição, nestas situações tornam-se ineficazes e as infecções persistem, podendo espalhar-se para outros.
A resistência antimicrobiana é uma consequência da utilização desmesurada destes medicamentos, nomeadamente a utilização abusiva, e desenvolve-se quando um microorganismo sofre uma mutação (transformação) ou adquire um gene de resistência.

Sobre Stop Cancer Portugal

Estar informado sobre como prevenir o cancro é o primeiro passo para garantir uma vida plena de saúde. Está pronto para começar? Concentre-se na prevenção, é saúde a longo prazo.