Um grande 31

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter

31 é o número médio de anúncios publicitários que passam durante os intervalos entre os programas infantis na televisão portuguesa, aos Sábados de manhã. A duração média de cada intervalo ronda os 11 minutos. Já alguma vez tinha pensado nisto ou já se tinha apercebido disto?

Para dizer a verdade, nunca pensei que fossem tantos. Mas, contei-os, tirei notas ao longo de várias semanas e, assim, vou expressar a minha opinião. Parece-me demasiado, para uma criança, receber uma quantidade tão grande de informação comercial num curto espaço de tempo e de forma repetida. É que, ao longo da manhã, são praticamente repetidos os mesmos anúncios com a mesma sequência. Esse longo período de tempo, durante um intervalo, e as informações, de teor absolutamente comercial, não contribuem para o nosso bem-estar, muito mais para o da criança, nem levam a comportamentos saudáveis.

Toda esta avaliação pode ser corroborada na visualização do filme “Fale com o seu filho antes que a indústria o faça“, que convido a assistir. Sei que os fins-de-semana são curtos, mas veja com os seus próprios olhos! Tome consciência do constante “bombardeamento” comercial e do conteúdo a que estão sujeitas as crianças, em casa, enquanto assistem aos seus programas favoritos.

E nós? As decisões que tomamos, relativas ao consumo, não estarão a ser brutalmente influenciadas? Use o seu sentido crítico!

Margarida Vieira

Sobre Margarida Vieira

Margarida Vieira é nutricionista e doutorada em Estudos da Criança na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação estão centrados na promoção e comunicação para a saúde e na prevenção do cancro. Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal - adotar um estilo de vida saudável.