Semana Europeia da Mobilidade 2010: Almada vence prémio

European Mobility 2010

Almada foi a cidade que mais se empenhou na sensibilização pela mobilidade sustentável.

Lançou um serviço de mobilidade reduzida, o Flexibus (autocarros eléctricos), e construiu uma bicilink entre a FCT/UNL e o Madan Parque (liga o Campus Universitário da FCT/UNL ao novo pólo nascente, o Madan Parque, no Monte da Caparica) e mais cinco novos parques de estacionamento. Ainda procedeu à requalificação e pedonalização do coração da cidade, em Cacilhas, para que toda a gente possa fazer um agradável percurso a pé.

“Há demasiados europeus que usam o carro mesmo para pequenas deslocações. O aumento da poluição e dos congestionamentos são nocivos para o ambiente e para a saúde.

A Semana Europeia da Mobilidade premeia autarquias que conseguem incentivar as pessoas a utilizar outros meios de deslocação, contribuindo assim para melhorar a saúde e qualidade de vida nas cidades”, declarou Janez Potocnik da Comissão Europeia.

Almada ficou em primeiro lugar, de um grupo de 2221 cidades europeias a concorrer, sendo já este o 10º ano consecutivo em que participava no concurso europeu, desta vez com o tema “Travel smarter, Life better” divulgado aqui. Fica um exemplo de que o trabalho, o esforço e a constante motivação compensam.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma campanha de sensibilização e tem como objectivo, encontrar soluções de mobilidade mais amigas do ambiente e sensibilizar os cidadãos para a importância do papel de cada um na adopção de novos padrões de mobilidade.

A próxima edição irá decorrer de 16 a 22 de Setembro e o tema em 2011 é “Alternative Mobility“, em português “mobilidade alternativa”. Saiba mais sobre esta iniciativa e, se a sua cidade este ano vai participar, consulte o site: European Mobility Week.