Ordem no Frigorífico

frigorifico
O que guarda o seu frigorífico?

Que lhe parece abrir agora o seu frigorífico e espreitar lá para dentro? Observe o seu conteúdo! Então? O que guarda o seu frigorífico?

Se pretende ter uma alimentação equilibrada e um comportamento saudável em casa, o conteúdo do frigorífico deve ser saudável. Concorda?

Muitos dos alimentos que come no dia-a-dia encontram-se aí guardados. Portanto, o seu conteúdo reflecte os alimentos que mais consome e, por sua vez, determina os seus hábitos alimentares.

Refrigerantes, restos de comida processada, cremes de barrar, margarinas, alguns tipos de biscoitos, enchidos e produtos de salsicharia, queijos gordos (que só devem ser comidos e apreciados em festas), pizzas, massas, molhos e refeições prontas a comer (após 2 minutos ao micro-ondas) ou refeições prontas congeladas, crepes, gelados e a embalagem de chantilly para o toque final. A lista podia continuar, não?

E, se são estes os produtos que o seu frigorífico encerra, então são estes, à partida, que vai comer ao longo da semana. São as suas próximas refeições, as que estão disponíveis e acessíveis para si e para a família.

Livre-se de produtos alimentares como estes para a sua alimentação diária. São basicamente gorduras, açúcares e farinhas ou então, são tudo isto no conjunto, luxuosamente empacotados depois de finalizados por um arsenal de aditivos. Muita aparência para tão fraco conteúdo nutricional. E o que eles duram!

Carregue a máquina que é responsável por tomar conta de metade da sua alimentação diária com legumes, frutas e leguminosas. Estes sim estão repletos de verdadeiros nutrientes e micronutrientes (vitaminas, minerais e fitoquímicos). São esses os alimentos que devem encher as prateleiras do frigorífico de uma família com saúde. Reserve algum espaço para o leite, iogurte, ovos, carnes magras e pescado.

Um frigorífico com um stock semanal de alimentos coloridos pela Natureza (não por embalagens coloridas de cartão ou de plástico) vai ajudá-lo a preparar refeições mais equilibradas, com ingredientes frescos, ajudando-o a alcançar aquilo que já sabe que precisa: uma alimentação correcta e equilibrada.

[fonte]Fontes de Informação: http://www.aicr.org/site/News2?page=NewsArticle&id=17895&news_iv_ctrl=2303[/fonte]

Margarida Vieira

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)