Objectivo 2011: mexa-se mais!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter
caminhar
Acrescente mais actividade física ao seu dia-a-dia

Sempre que um novo ano se avizinha pensa-se em objectivos para cumprir. E para que o ano novo lhe traga uma vida nova seria bom colocar em prática novos planos.

Um estudo publicado no American Journal of Epidemiology” refere que o tempo que as pessoas permanecem sentadas potencia um maior risco de vida. Neste estudo participaram 123 216 indivíduos saudáveis. Os investigadores da American Cancer Society analisaram o tempo que os participantes permaneceram sentados e a sua actividade física, entre 1993 e 2006, concluindo que as mulheres e os homens que passavam mais de 6 horas diariamente sentados tinham, respectivamente, um risco 37% e 18% maior de morrerem em relação aos que permaneciam menos de 3 horas sentadas. Este estudo vem reforçar que ser sedentário tem consequências na saúde, interferindo com os níveis de triglicerídeos, colesterol e glicemia de jejum – factores de risco para o aparecimento de algumas doenças crónicas.

De facto, o exercício físico tem um papel vital na energia, na resistência ao stress e ansiedade, em suma no aumento da qualidade de vida.

Aproveite 2011 e mude os seus hábitos

Lembre-se que a prática de exercício não tem idade e nunca é tarde para começar. Numa fase inicial pode incluir pequenas mudanças no seu quotidiano como preferir as escadas aos elevadores, utilizar menos vezes as escadas rolantes, aproveitar a hora de almoço e fazer uma caminhada (irá ajudá-lo a encarar uma tarde de trabalho de uma forma mais positiva) e, se for o caso, prolongar o passeio com o seu cão.

Organizar passeios com a família ou grupo de amigos é também uma oportunidade para a actividade física aliando o convívio. Basta usar a imaginação e aproveitar os recursos que existem onde vive para ser mais activo.

Em 2011 escolha cuidar mais de si e às mudanças que pretende fazer neste ano, acrescente mais actividade física no seu dia-a-dia. Viva bem, mais e melhor.

Sobre Stop Cancer Portugal

Estar informado sobre como prevenir o cancro é o primeiro passo para garantir uma vida plena de saúde. Está pronto para começar? Concentre-se na prevenção, é saúde a longo prazo.