Refresque-se

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter

hidratação

Com o calor que temos vindo a sentir nos últimos dias, a hidratação é fundamental. Torna-se, portanto, indispensável esclarecer alguns pontos acerca deste assunto.

As populações mais susceptíveis à desidratação são as crianças, os idosos e os portadores de algumas patologias como a diabetes e a hipertensão, não querendo isto significar que quem não está nestas faixas etárias ou não tem estas doenças possa descuidar a sua hidratação.

Assim, é necessário criar o hábito de ingerir líquidos, mesmo que não se tenha sede, porque ter sede é já um sinal de desidratação. São sinais de alerta: pouca produção de urina, com uma coloração e cheiro intensos; boca e lábios secos; pele áspera e seca; fraqueza muscular e articular; dores de cabeça; dificuldade de concentração; desequilíbrio; cansaço; prisão de ventre.

A desidratação pode levar a complicações mais sérias, incluindo danos cerebrais irreversíveis e até a morte.

Para quem não é adepto de água simples, pode optar por adicionar gotas ou rodelas de limão ou laranja, hortelã, (não com o intuito de emagrecer, mas apenas dar um sabor mais agradável à água). Pode optar também por sumos de fruta natural, mas sem adicionar açúcar.

Existem também outros produtos como as tisanas de diversos sabores. Contudo, a maior parte destes produtos têm açúcar, acabando por ingerir uma quantidade significativa de calorias extra. O melhor é fazer a sua tisana: desta forma, poupa uma série de calorias, totalmente dispensáveis, e pode escolher o aroma que mais lhe agradar.

Uma tisana é um tipo de infusão que consiste em adicionar ervas a água a ferver durante cinco ou seis minutos num recipiente tapado. Após esse tempo retira-se o recipiente do fogo, deixando descansar (ainda tapado) por cerca de 15 minutos. A tisana está pronta a ser consumida, após ser coada e colocada numa chávena.

A moda de beber chá o dia todo não é aconselhável para manter um nível de hidratação correcto, uma vez que o chá, tal como o álcool e o café ou outras bebidas com cafeína, fazem o corpo perder água (têm acção diurética), pelo que não são das fontes mais recomendadas para ingestão de líquidos, quando se está preocupado com a hidratação. Este tipo de bebidas também priva o corpo de minerais fundamentais, como o sódio e o potássio, importantes para o equilíbrio hídrico do organismo. Assim, o seu consumo deve ser regrado e, claramente, a escolha primordial deve ser a água.

Nos idosos, por apresentarem o mecanismo da sede alterado, a sensação de sede só aparece quando estão mais desidratados, comparativamente às pessoas mais jovens. Por conseguinte, os mais velhos devem ser encorajados a beber bastante água, para garantir um bom nível de hidratação e, claro, evitar situações menos agradáveis e por vezes fatais.

O melhor método para garantir uma hidratação permanente é beber água ao longo do dia, mesmo sem ter vontade aparente. Para além da água, os alimentos também contam para o balanço de fluidos. Alimentos como o leite e os sumos de fruta, as sopas, os legumes e a fruta fresca são excelentes veículos de água.

Sabe como pode aumentar a ingestão de água?

Comece por beber um copo com água quando acorda. Irá preparar o seu organismo para começar o dia, principalmente o intestino e o rim. Hoje em dia, muitas pessoas dormem com o ar condicionado ligado, secando as mucosas, o que potencia a desidratação. Lembre-se que, com este calor, muitas vezes acordamos suados, revelando uma perda significativa de água;

Adopte esta estratégia também para o seu filho quando o for acordar e dar os bons dias: dê-lhe água logo que o acorda;

Tenha sempre uma garrafa de água no seu local de trabalho e vá bebendo ao longo do dia;

– Inove: faça menos pausas para o café e mais pausas para a água;

– Prefira alimentos ricos em água, sais minerais e vitaminas, como a fruta e os legumes frescos. Evite refeições pesadas com alimentos gordos e as bebidas alcoólicas, pois são produtos com teores de água menores, comparativamente à fruta, ao leite e ao iogurte;

– Opte por beber água à refeição, em vez de refrigerantes ou “sumos” de pacote. Ao contrário destes, a água não tem calorias, nem aditivos, como os corantes.

O primeiro passo para adoptar um estilo de vida saudável é tão simples como um copo de água!

Sobre Stop Cancer Portugal

Estar informado sobre como prevenir o cancro é o primeiro passo para garantir uma vida plena de saúde. Está pronto para começar? Concentre-se na prevenção, é saúde a longo prazo.