Ismael e Chopin

Ismael e Chopin

O último livro de Miguel Sousa Tavares lançado recentemente é um conto infantil, ideal para comemorar o Dia Mundial da Criança: com as que tem em casa ou, então, com a que tem “dentro de si”.

Ismael e Chopin” conta a história da imaginária amizade entre o coelho bravo Ismael e um músico famoso, Chopin.

Mas esta história está recheada de outras pequenas histórias que podem despertar-nos não só para a música, mas para alguns assuntos indispensáveis na educação e na saúde das nossas crianças.

O autor escreve logo no início do conto sobre a altura em que o pai de Ismael resolveu ensinar tudo ao seu filho.
“Assim que o meu pai decidiu fazer de mim o seu discípulo, começou por me explicar o principal: como encontrar comida nas estações do ano […]. É preciso esperar pelo Outono para comer azeitonas… e esperar pela Primavera para saborear as flores do campo.[…]
– E agora – disse ele, um dia – vou-te mostrar quem são os nossos inimigos e como deves evitá-los. […] Os homens são estranhos, Ismael. Nem sempre escolhem o que mais gostam, aquilo que os faz ser felizes.”

À medida que ia lendo o livro, percebi que, tal como o pai de Ismael que transmitiu tudo o que sabia para a sobrevivência e bem-estar dos seus filhos, também nós devemos ensinar os mais novos a criar hábitos correctos e importantes de vida, de forma a aprenderem hoje quem são os nossos inimigos e como devemos evitá-los. Quem está em melhor posição para transmitir essa sabedoria senão os pais?

Aproveite para ouvir uma pequena peça de Chopin. Costumo ouvi-la, não tantas vezes como gostaria, no final do dia, como faz o coelho Ismael.

Margarida Vieira

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)