Hoje: Dia Mundial Sem Tabaco em 2010

Dia Mundial sem Tabaco em 2010

Sabe que ao fumar um cigarro está a inalar em simultâneo cerca de 60 agentes carcinogénicos? Os carcinogénios são agentes que promovem mutações genéticas, levando ao aparecimento  do cancro.

Se fuma, está, assim, a aumentar o risco de desenvolver algum tipo de cancro: cancro do pulmão, cancro da boca (língua, laringe, lábios), esófago, estômago, pâncreas, bexiga, entre outros.

Se, por outro lado, não fuma, então recuse-se a estar ao pé de quem fuma!

Este ano, a estratégia é alertar as mulheres e as adolescentes para os efeitos nocivos do tabaco. Margaret Chan, Directora Geral da World Health Organization, reconhece a importância de controlar a epidemia do tabaco entre as mulheres, referindo que “proteger e promover a saúde das mulheres é crucial para a saúde e desenvolvimento – não só para os cidadãos de hoje, mas também para os das gerações futuras”.

Margarida Vieira

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional n (...)