A Força das 5

Share on Facebook159Share on Google+0Tweet about this on Twitter

Uma mão tem 5 dedos e cada um dos dedos, por si só, tem pouca força; mas, os mesmos dedos, quando dobrados e fechados para formar um punho, criam uma força que é verdadeiramente indiscutível. Esta é uma máxima de origem japonesa.

A alimentação correcta passa, como sabemos, por inserir nas nossas refeições, todos os dias, muitos alimentos de origem vegetal – frutas e legumes. A World Health Organization recomenda que devemos comer pelo menos 5 doses de frutas e legumes por dia para prevenir o cancro e outras doenças crónicas.

Uma alimentação que proporcione a união de 5 doses de frutas e legumes todos os dias é uma alimentação com a força de “um punho”, ou seja, conseguimos assim criar uma união e uma sinergia que possui uma verdadeira força na promoção da saúde. Esta quantidade diária, tão razoável, transporta nutrientes básicos que só as frutas e legumes conseguem assegurar e que constitui a melhor forma para fortalecer as defesas naturais do organismo.

As frutas e os legumes são os alimentos que contêm as maiores quantidades, diversidade e disponibilidade de vitaminas, minerais, fibras e substâncias fitoquímicas. Em nenhum outro grupo de alimentos encontramos, em simultâneo, um conjunto tão rico destes elementos nutritivos que são essenciais para uma saúde de ferro.

Por isso, estes alimentos não podem nem devem ser ignorados em qualquer faixa etária, sobretudo nas crianças e jovens. Não podemos deixar que a sua saúde, no futuro, fique comprometida.

Margarida Vieira

Sobre Margarida Vieira

Margarida Vieira é nutricionista e doutorada em Estudos da Criança na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação estão centrados na promoção e comunicação para a saúde e na prevenção do cancro. Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal - adotar um estilo de vida saudável.