Controlar o Cancro: Sabe Como?

A investigação tem vindo a mostrar que alguns cancros podem ser prevenidos. Para isso, precisamos de estar informados para entender como podemos ajudar a prevenir esta doença.

O American Institute of Cancer Research (AICR) designou Abril como o mês de controlo do cancro. Um inquérito recente da AICR revelou que a maioria dos americanos continua a desconhecer como o prevenir. E no seu caso, sabe como o prevenir?

O Stop Cancer Portugal lança-lhe um pequeno desafio: responda ao questionário, obtenha a sua pontuação e veja o resultado.

Perguntas:

1. Atingir um peso saudável, e mantê-lo, diminui o risco em, pelo menos, cinco tipos diferentes de cancro.

Verdadeiro __ Falso__

2. Evitar os “snacks”, porque vão aumentar os níveis de insulina, pode aumentar o risco de cancro.

Verdadeiro __ Falso__

3. A actividade física diária é importante para ajudar a controlar o peso  e isso pode diminuir o risco de cancro.

Verdadeiro __ Falso__

4. Para a prevenção do cancro, uma pessoa com um peso saudável precisa apenas de 30 minutos de actividade física três vezes por semana, embora uma actividade maior possa desempenhar um papel importante na redução do risco de outras doenças.

Verdadeiro __ Falso__

5. Comer diariamente o mesmo tipo de vegetais e o mesmo tipo de fruta fará com que, no sistema imunitário, os fitoquímicos reconheçam os mesmo antigénios e isso vai ajudar a diminuir o risco de aparecimento de cancro.

Verdadeiro __ Falso__

6. Beber um copo de vinho maduro tinto por dia, para uma mulher, e dois copos para um homem (níveis moderados) , pode desempenhar um papel na prevenção de doenças cardíacas e cancro.

Verdadeiro __ Falso__

7. Comer grandes quantidades de carne vermelha regularmente, implica que se deve duplicar a quantidade de legumes e frutas, de modo a neutralizar possíveis substâncias carcinogénicas.

Verdadeiro __ Falso__

8. Suplementos antioxidantes, como a epigalocatequina (EGCG), ajudam a prevenir o cancro.

Verdadeiro __ Falso__

9. Cerca de um terço dos casos de cancro poderiam ser prevenidos seguindo uma alimentação saudável, mantendo um peso saudável e praticando actividade física regularmente.

Verdadeiro __ Falso__

Como se saiu? Some 2 pontos por cada resposta correcta.

Respostas:

1. Verdadeiro: O relatório AICR`s expert encontrou provas convincentes de que o excesso de gordura corporal é factor de risco para 6 tipos diferentes de cancro: cancro colo-rectal,  cancro da mama (pós-menopausa), cancro do endométrio, cancro do pâncreas, rim e esófago. O excesso de gordura corporal é responsável por mais de 100.000 casos de cancro por ano nos Estados Unidos.

2. Falso: Se você gosta de petiscar, comer entre refeições, aproveite estas ocasiões para aumentar a sua ingestão de frutas e legumes. A fim de evitar aumentar de peso, limite a ingestão de “snacks” ricos em gordura e, por isso, muito calóricos.

3. Verdadeiro: A AICR recomenda pelo menos 30 minutos de actividade física por dia.

4. Falso: A recomendação de 30 minutos de actividade física moderada por dia é baseada em evidência científica, comprovando que o exercício desempenha um papel importante no controlo do peso e ajuda a prevenir o cancro, independentemente do peso. Crie o hábito de ser activo. É Primavera: faça-o.

5. Falso: Falso, a variedade é a chave. Cada vegetal ou fruta contém um perfil fitoquímico único e o seu mecanismo de acção está dirigido a cada uma das mais variadas formas para prevenir o cancro. Os investigadores continuam a identificar novos fitoquímicos e o modo como eles interagem no corpo.

6. Falso: Embora alguns estudos sugiram que quantidades moderadas de álcool diminuem o risco de doenças cardíacas, não existe uma quantidade de álcool que ajude a prevenir o cancro. Mesmo pequenas quantidades de álcool estão associadas a um aumento do risco de cancro. As orientações da AIRC sugerem não beber álcool, se não o fazia antes. Se tem por hábito beber, reduza para pequenas quantidades.

7. Falso: Não coma grandes quantidades de carne vermelha. O relatório da AICR`s expert revelou que comer cerca de 500 gramas de carne vermelha por semana aumenta o risco de cancro colo-rectal. Os elementos contidos nos vegetais podem ajudar a combater agentes cancerígenos, passíveis de desenvolver cancro, mas não existe uma prova clara que estes façam parar os efeitos cancerígenos da carne vermelha. A AICR recomenda que o seu prato seja composto por cerca de 2/3 em alimentos vegetais e 1/3 de alimentos de origem animal, o que ajudará a manter uma ingestão de carne baixa, desfrutando de refeições que o satisfaçam e ao mesmo tempo potencialmente protectoras.

8. Falso: Embora a investigação continue neste campo, até agora a evidência científica não encontrou suplementos que ajudem a prevenir o cancro e não devem substituir uma alimentação saudável. Se quiser encontrar alimentos ricos em EGCG, beba chá, para além de conter muitas outras possíveis substâncias protectoras. Também pode encontrá-los nos legumes, frutas, cereais completos e feijão, fontes importantes de antioxidantes e outros elementos protectores.

9. Verdadeiro: Juntamente com os rastreios, existem muitas atitudes que, cada um de nós, pode tomar para ajudar a prevenir o cancro. Pronto para começar?

Avaliação final:

Some a sua pontuação e veja o resultado.
E já agora, sinta-se à vontade, e partilhe-o deixando um comentário.

0-6 pontos: OK, mas há muito a melhorar.
Pode melhorar bastante o seu conhecimento, pelo menos no que se refere à relação entre o estilo de vida e o cancro. Pode utilizar informação disponível neste site, bem como no site da AICR para o ajudar.

8-12 pontos: Bom começo, nada de preocupar.
Você sabe sensivelmente o mesmo que os inquiridos, o que não é mau, mas significa que há muito mais para aprender quando se trata de prevenção do cancro. Você pode ser melhor.

14-18 pontos: Excelente, mime-se com uma maçã extra.
Provavelmente, você sabe mais sobre a relação entre o estilo de vida e o cancro que o americano médio, sinta-se à vontade para se gabar um pouco. Você também é provavelmente um leitor regular sobre assuntos relacionados com a prevenção do cancro.

Alguns dos resultados obtidos no inquérito de 2009 pela AICR:

  • Apenas 51% dos americanos têm noção que a obesidade é uma causa de cancro
  • 52% sabe que uma alimentação pobre em verduras e frutas aumenta o risco de cancro
  • Menos de metade dos americanos (46%) percebe que o sedentarismo aumenta o risco de cancro
  • 38% dos americanos reconhece que uma alimentação em que predomina a carne vermelha aumenta o risco de cancro
  • Apenas 20% dos inquiridos classificaram o cancro como uma doença altamente evitável

Adaptação do inquérito da AIRC em: http://www.aicr.org/site/News2?page=NewsArticle&id=18483&news_iv_ctrl=2303