Viver com uma atitude positiva

Na conferência realizada em 2004 no TED (Technology, Entertainment, Design), Martin Seligman, psicólogo, expõe como a psicologia pode ajudar as pessoas a serem mais felizes. Ao longo da nossa vida somos confrontados com uma série de questões… Sou feliz? Como é que determino se sou ou não feliz? Existe algum padrão universal de felicidade e, a existir, como é que identifico? Como é que eu posso ser mais feliz?

É através do movimento da psicologia positiva que existem tentativas para responder a estas questões. Estudos feitos em pessoas, com índice de felicidade elevado, demonstraram que estas pessoas viviam a vida com prazer, apresentavam um elevado grau de compromisso nas actividades que realizavam e por fim tinham um grande sentido de vida.

A psicologia positiva, actualmente, tenta comprovar que as pessoas que têm estilos de vida saudáveis são mais felizes e que tendo uma atitude positiva, ao longo da vida, poderão prevenir e lidar melhor com a doença.

André Louro

Doutorado pela Universidade Autónoma de Barcelona. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e com especialidade avançada em Psicologia Comunitária pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Vários artigos publicados na área de Psico-oncologia. Tem interesse pelo estudo do comportamento huma (...)