O Ano do Pensamento Mágico

Capa do livro O Ano do Pensamento Mágico

O livro “O Ano do Pensamento Mágico” foi distinguido em 2005 com o prémio National Book Award.

A sua autora, Joan Didion, é escritora, jornalista, dramaturga, ensaísta e colabora regularmente nas revistas The New York Review of Books e The New Yorker.

Quando li este livro pensei que é comum assistirmos no discurso televisivo, numa pausa para o café, no ambiente familiar,  a expressões do tipo “estava bem e de repente…”. Subitamente acontece um terramoto, uma inundação, um tsunami que entra pela vida adentro e abala a nossa estrutura, deixa-nos sem defesas, impotentes. O mesmo tipo de sensações pode ser aplicado quando alguém recebe um diagnóstico de cancro.

O livro deu origem a uma peça de teatro estreada na América em 2007 e agora está em Portugal, num monólogo interpretado por Eunice Muñoz e com encenação de Diogo Infante. Segundo a revista de artes performativas Obscena é uma história poderosa, sobretudo sendo biográfica, e apela imediatamente às máximas existenciais: a vida é frágil e merece ser vivida dia a dia.

Esta peça iniciou a sua digressão, no final de 2009, no Teatro Nacional D. Maria II, passou por diversos pontos do País, e pode ainda ser vista no próximo Sábado, dia 27  no “Centro Cultural Vila Flor” em Guimarães.

Mónica Castro

Mónica Castro, Enfermeira, Bacharel desde 1996, pela Escola Superior de Enfermagem de São João e Licenciada desde 2004 pela Escola Superior de Enfermagem D. Ana Guedes. A exercer funções de enfermagem desde 1996 até 2012 num serviço de internamento Medicina Oncológica/Quimioterapia em Por (...)