O Ano do Pensamento Mágico

Share on Facebook12Share on Google+0Tweet about this on Twitter0

Capa do livro O Ano do Pensamento Mágico

O livro “O Ano do Pensamento Mágico” foi distinguido em 2005 com o prémio National Book Award.

A sua autora, Joan Didion, é escritora, jornalista, dramaturga, ensaísta e colabora regularmente nas revistas The New York Review of Books e The New Yorker.

Quando li este livro pensei que é comum assistirmos no discurso televisivo, numa pausa para o café, no ambiente familiar,  a expressões do tipo “estava bem e de repente…”. Subitamente acontece um terramoto, uma inundação, um tsunami que entra pela vida adentro e abala a nossa estrutura, deixa-nos sem defesas, impotentes. O mesmo tipo de sensações pode ser aplicado quando alguém recebe um diagnóstico de cancro.

O livro deu origem a uma peça de teatro estreada na América em 2007 e agora está em Portugal, num monólogo interpretado por Eunice Muñoz e com encenação de Diogo Infante. Segundo a revista de artes performativas Obscena é uma história poderosa, sobretudo sendo biográfica, e apela imediatamente às máximas existenciais: a vida é frágil e merece ser vivida dia a dia.

Esta peça iniciou a sua digressão, no final de 2009, no Teatro Nacional D. Maria II, passou por diversos pontos do País, e pode ainda ser vista no próximo Sábado, dia 27  no “Centro Cultural Vila Flor” em Guimarães.

Mónica Castro

Sobre Mónica Castro

Mónica Castro é enfermeira pela Escola Superior de Enfermagem D. Ana Guedes. Desde 2012 exerce funções num serviço de internamento que engloba Oncologia, Hematologia e Transplantes, no Reino Unido.