Uma maçã por dia, nem sabe o bem que lhe fazia

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter

“Uma maçã por dia, nem sabe o bem que lhe fazia”, foi a máxima que deu o mote à 1ª campanha de sensibilização para a prevenção do cancro do intestino da Europacolon Portugal, em Outubro de 2008.

Esta campanha decorreu na Estação do Metro da Trindade, no Porto, durante três dias e por lá passaram mais de 210.000 pessoas.

A concepção deste projecto resultou de uma dupla constituída pela Dra. Margarida Vieira, enquanto nutricionista e voluntária na Europacolon Portugal, e a PELE – Espaço de Contacto Social Cultural, que se encarregou da sua produção.

Cada dia foi dedicado a uma boa prática de hábitos saudáveis, a uma cor e a um grupo de sons musicais. No primeiro dia, o dia verde, a atenção foi para o consumo de frutas e vegetais. Os protagonistas foram as maçãs e as couves, e os instrumentos de sopro, o saxofone e o clarinete, foram os predominantes. No segundo dia, apelou-se ao consumo da água, a estação do metro ficou azul e os instrumentos de corda deram o som principal. O último dia foi dedicado ao movimento e à actividade física, marcado pela cor laranja e música de percussão.

Nesta acção participaram mais de 100 artistas e figurantes.

Um dos actores da PELE, João Correia, interagiu com muitas pessoas que passaram na estação, e dizia-lhes “ uma maçã por dia, nem sabe o bem que lhe fazia”.

É um facto que, se cada um de nós o fizer, é um passo para adoptar um estilo de vida saudável.


Sobre Stop Cancer Portugal

Estar informado sobre como prevenir o cancro é o primeiro passo para garantir uma vida plena de saúde. Está pronto para começar? Concentre-se na prevenção, é saúde a longo prazo.