Música no Coração do Supermercado

Consegue imaginar entrar no supermercado onde habitualmente faz as suas compras e assistir a um espectáculo musical?

Veja o que aconteceu há alguns meses atrás no bairro de Queens em Nova Iorque.



Improv Everywhere é um grupo de arte cómica que realiza espectáculos musicais e teatrais em locais públicos. Os actores montam espectáculos de improviso, apenas com o propósito de sensibilizar a população para determinado assunto, originando surpresa, alegria e animação nesses lugares. Nesta intervenção do supermercado, a missão do grupo foi convidar a população a comer fruta.

Por vezes, a criatividade pode ajudar-nos a lembrar uma importante recomendação da Organização Mundial da Saúde – aumentar o consumo diário de frutas, aconselhando “o consumo mínimo de 400g de frutas e vegetais por dia (excluindo batatas e outros tubérculos amiláceos) para prevenir doenças como a doença cardíaca, cancro, diabetes e obesidade”.

No entanto, não basta saber que é importante para a saúde comer fruta diariamente, nós precisamos fazer a nossa parte: começar a comer fruta (para quem não o faz) e manter esse hábito todos os dias (para quem “salta” este hábito algumas vezes).

Pode começar ainda hoje.

Nota: Este texto já foi publicado numa versão anterior editada em:
http://comerbemateaos100.blogspot.com/2009/10/musica-no-coracao-do-supermercado.html

Margarida Vieira, nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição (FCNAUP-1991), mestre em Nutrição Clínica (ISCSEM-2008). Doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas com a cédula profissional nº 0052N. Investigadora na Fundação para a Ciência e Tecnologia (2011-2015). Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC. Desenvolve a sua atividade na Investigação e na área da Nutrição Clínica. É autora e coordenadora de projectos de prevenção primária na área da saúde, bem como na organização e dinamização de seminários sobre hábitos alimentares saudáveis, predominantemente em ambiente escolar. Os seus atuais interesses de investigação, são no domínio da promoção e da comunicação para a saúde, na prevenção do cancro e de outras doenças crónicas. Responsável pela conceção e coordenação de campanhas para a prevenção do cancro. Trabalhou no Marketing Farmacêutico e especializou-se em Gestão e Comunicação da Marca (IPAM – 2003). Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal, adotar um estilo de vida saudável. Usa o novo acordo ortográfico. Margarida Vieira, nutritionist, is PhD in Child Studies of the University of Minho. Member collaborator of the Research Centre for Child Studies - CIEC. 
She is author and coordinator of projects for primary prevention in health care as well as in the organization and promotion of workshops on healthy eating habits in the schools. Her current research interests are cancer prevention and other chronic diseases and health communication.
 Responsible for the design and coordination of the awareness of campaigns for the prevention of cancer. Worked in Pharmaceutical Marketing and specializes in Brand Management and Communication. Author and Founder of Stop Cancer Portugal Project.