Prevenir o cancro todos os dias

Share on Facebook6Share on Google+0Tweet about this on Twitter

Calendário

Prevenir o cancro todos os dias é a melhor forma de lutar contra o seu aparecimento. É uma área onde devemos dedicar especial atenção e depositar fortes convicções. A prevenção deve ser um objectivo de todos, isto porque as doenças oncológicas constituem a segunda principal causa de morte no nosso País.

Em Portugal não há, de facto, uma cultura que promova a prevenção das doenças, nomeadamente das oncológicas, colocando em acção de forma tão eficaz e com os mesmos recursos como se faz para o tratamento destas. A prevenção primária (a que deve estar em primeiro), do cancro em Portugal é apenas planeada e pouco accionada.

Com a Primavera de 2010 a chegar, os objectivos fixados como prioritários no Plano Nacional de Prevenção e Controlo das Doenças Oncológicas 2007/2010, continuam em formato papel. Portanto, o cenário de prevenção do cancro para Portugal é  mesmo “primário”!

A prevenção das doenças oncológicas funciona apenas com alguns rastreios, nomeadamente o do cancro da mama e, desde há um ano, o do colo do útero. Mas os rastreios são acções pertencentes a um nível prevenção dita secundária, quer isto dizer, é uma prevenção accionada depois da prevenção primária.

No entanto, há uma boa notícia: cada um de nós, quando devidamente informado e orientado, pode começar a prevenir o cancro. A prevenção primária começa no indivíduo e inclui: hábitos alimentares saudáveis, moderação no consumo do álcool, prática de uma actividade física regular, abstenção do tabaco, exames médicos regulares e exposição mínima a poluentes do ar, da água e dos alimentos.

Falaremos de todas estas diferentes áreas por aqui, mas, pela parte que me toca, falaremos muito de nutrição.

A nutrição é hoje identificada como tendo um papel decisivo na prevenção de doenças do foro oncológico, como indicam muitos estudos epidemiológicos. Segundo o World Cancer Research Fund (WCRF) e o American Institute of Cancer Research (AICR), uma alimentação variada contendo quantidades adequadas de vegetais e frutas, só por si, pode prevenir cerca de 20% de casos de cancro.

Há muito por fazer, muitas decisões e atitudes para tomar todos os dias que dependem apenas de cada um de nós. Pequenas atitudes e acções podem resultar em grandes transformações.

Lembre-se: nunca é tarde para começar. E a partir de hoje pode contar com uma nova ajuda em Stop Cancer Portugal.

Fonte:  World Cancer Research Fund / American Institute for Cancer Research. Food, Nutrition, Physical Activity, and the Prevention of Cancer: a Global Perspective.Washington DC: AICR, 2007

Margarida Vieira

Sobre Margarida Vieira

Margarida Vieira é nutricionista e doutorada em Estudos da Criança na especialidade de saúde infantil pela Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação estão centrados na promoção e comunicação para a saúde e na prevenção do cancro. Autora e fundadora do Stop Cancer Portugal - adotar um estilo de vida saudável.